Posts atrativos: como produzir conteúdo que vende

Se você é uma empreendedora, provavelmente já deve ter se percebido em situações onde encontra dificuldade para conciliar sua rotina de negócios com a produção de conteúdo – principalmente quando se tratam de posts atrativos.

Afinal, hoje em dia, independente se seu negócio é digital ou não, um perfil relevante nas redes sociais é parte essencial de uma empresa bem sucedida. 

A produção de conteúdo, principalmente em múltiplos canais, é fundamental para construir autoridade no nicho em que atua e te conectar com clientes dispostos a pagar alto pelo seu trabalho.

Pensando como empresária, ao ter consciência da necessidade de estabelecer uma linha editorial, ou seja, os assuntos que serão abordados em suas publicações e aquilo que enfatizará em sua comunicação, além de precisar manter uma constância de postagens, pode trazer um fardo.

É comum que muitas rainhas acabem se perdendo no momento de estabelecer as prioridades de sua rotina e dediquem um tempo além do ideal para a produção de conteúdo.

Por isso, gostaria de começar lembrando que vocês são empresárias e líderes de um negócio, não produtoras de conteúdo. Mesmo que seja uma parte importante de sua empresa, isso não pode demandar todo o seu tempo e energia.

Existem maneiras de produzir um bom conteúdo – que é o mínimo que uma empresa séria precisa fornecer ao seu público – sem se desgastar e nem desviar de sua principal função como líder do seu negócio.

Precisamos desmistificar algumas coisas a respeito da produção de conteúdo para que a mentalidade certa seja estabelecida antes que as prioridades de rotina possam ser estabelecidas.


Todas queremos produzir posts atrativos, com um conteúdo excelente e que nos conectem com nossos melhores clientes. Todas desejamos um alto engajamento, consumidores apaixonados pela nossa marca e que valorizam nosso trabalho.


Ao mesmo tempo, também desejamos liderar nosso negócio com maestria. Desejamos gerenciar processos, cuidar dos detalhes e ainda ter tempo livre para desfrutar a vida, a família, o dinheiro.

Tudo isso é nobre, minha rainha, e é muito possível quando nos dedicamos a estabelecer as prioridades corretas. O conceito equivocado de “conteúdo de qualidade” e a crença de que existe uma meta de postagens a ser batida por dia prejudica nosso negócio como um todo.

Aproveite para fazer um exercício: quantas horas por dia você gasta produzindo um único post carrossel, desejando engajamento, elogios ao design e compartilhamentos?

Tudo isso reflete uma busca por popularidade, deusa, e nada tem a ver com vendas ou com um negócio bem sucedido. Hoje em dia, milhares de pessoas são populares na internet – isso não as faz excelentes líderes ou necessariamente significa que são boas profissionais.

Partindo desse princípio, precisamos alinhar nossas motivações ao produzir conteúdo. Se você está se desgastando e perdendo muito tempo para fazer um post desejando que ele seja viral ou traga um reconhecimento extraordinário para sua empresa, está fazendo com um objetivo pouco eficiente.

Isso porque um conteúdo bom é um conteúdo que vende. Minha rainha, de nada adianta você gastar horas preciosas do seu dia para produzir conteúdo se esse conteúdo não está gerando vendas para seu negócio e nem refletindo sua Marca.

A internet já está saturada de conteúdos secos, deusa. Sabe o que isso significa? Aquele seu post todo elaborado e enfeitado ensinando cinco passos para tal coisa pode até ter um conteúdo legal, mas se essas informações podem facilmente ser encontradas no Google, ele facilmente cairá no esquecimento.

Essa é a realidade nua e crua: as pessoas consomem muitas coisas durante o dia na internet e produzir posts atrativos, que chamem a atenção das pessoas certas e façam com que elas se conectem com você, demanda muito mais do que apenas produzir um conteúdo bonito, legal e em enorme quantidade.


Posts sem personalidade, que não refletem a líder por trás do negócio, assim como seus valores e interesses, não conectam o público com sua marca. Além disso, produzir conteúdo que não exponha seu trabalho e nem faça com que as pessoas tenham conhecimento do que você serve, também é ineficiente.

Precisamos abandonar, de uma vez por todas, a postura de amiguinha de nossos clientes. Você é uma mulher adulta, profissional capacitada, líder excelente – e precisa se portar como tal.

Não existem motivos plausíveis de você não expor seu trabalho e nem ter medo de oferecer seu produto ou serviço para sua audiência. As pessoas precisam saber o que você serve e como você serve bem para que você construa sua autoridade e seja valorizada pelo seu trabalho.

Existem inúmeras pessoas no meio do seu público que estão aguardando seu posicionamento – como líder e profissional – para passar o cartão para você. Se você não mostra seu trabalho em suas publicações, como espera que seu conteúdo gere vendas, Crixtina?

Pensando em todos os fatores, estabeleça uma rotina pautada na realidade de que você é uma empresária, que coordena diversos setores importantes de uma empresa e que seu foco precisa estar em servir bem e ser bem paga por isso.


Ao definir a visão correta, temos mais facilidade em escolher as coisas em que depositaremos mais nosso tempo e nossa energia – e como fazer isso de forma inteligente.


Gastar muitas horas por dia produzindo conteúdo, além de não garantir vendas ou engajamento, pode ser prejudicial à sua saúde e gerar um desgaste mental que não trará os resultados que você espera.


Portanto, minha rainha, seja intencional para produzir posts atrativos para sua marca. Se posicione como uma mulher que valoriza primeiramente o trabalho que serve e que não tem medo de mostrar isso à sua audiência.


É justamente a sua postura que reflete a ideia “o meu trabalho é tão bom que eu tenho certeza que ele trará uma solução para o seu problema” que atrairá os clientes que você deseja para o seu negócio.

Isso não significa que a produção de conteúdo não precisa da nossa dedicação, muito pelo contrário, mas significa que precisamos fazê-la de forma estratégica e intencional, para que seja eficiente: expressando sua personalidade, vendendo seu produto e serviço, mostrando o que você tem a oferecer.

Um cheiro,
Clara do Vale.

@bemclara

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