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Melhores redes sociais para seu negócio: saiba como se posicionar online

Escolher as melhores redes sociais para o seu negócio é tarefa importante na hora de saber como se posicionar. Estar presente digitalmente e de forma correta, não é uma tarefa fácil para aqueles que desejam solidificar sua empresa online.

Hoje em dia, contamos com um grande número de redes sociais. As pessoas estão, simultaneamente, em diversos aplicativos ao mesmo tempo, buscando conexão, diversão, facilidade e… compras.

Não pensar na internet e nas redes sociais como um terreno fértil para expandir ou consolidar seu negócio é uma grande perda de tempo. As redes sociais ocupam grande parte do tempo da maioria da população e é o lugar ideal para você expor seu trabalho.

Ao mesmo tempo que o uso da internet e das redes sociais é cada vez maior no dia a dia das pessoas, também é verdade que os consumidores estão cada vez mais seletivos com o tipo de conteúdo que irão consumir ao longo dos seus dias.

Quando olhamos para o cenário da internet, vemos muito daquilo que é popularmente chamado de “mais do mesmo”. As pessoas são muito parecidas entre si, e, consequentemente, as empresas também.

Se diferenciar nesse mercado, ao mesmo tempo que nos preocupamos com produzir conteúdo de qualidade para múltiplos canais digitais e tocamos nosso negócio, pode parecer uma tarefa impossível. E se você não tiver suas prioridades muito bem estabelecidas, realmente será.

 

Quando falamos sobre as melhores redes sociais para o seu negócio, também falamos sobre como existem diversas plataformas onde os consumidores estão presentes e necessitam consumir algum tipo de conteúdo da sua empresa.


Minha rainha, muitas empresas utilizam como técnica de vendas e de autoridade a exposição. Ou seja, quanto mais o seu cliente vê sua marca, maior será sua autoridade na mente dele – aumentando as chances de ele comprar seus produtos ou serviços.

Pensando estrategicamente

A rotina de uma empresária não é das mais tranquilas, certo, minha deusa? Temos dezenas de coisas para resolver de uma só vez, gerir nosso negócio, nosso tempo, nossa família… adicionar a produção de conteúdo OMNIchannel nessa equação parece loucura.

Eu sempre digo que se você é líder de um negócio, precisa se portar como tal. Isso significa que se você é uma empresária, então não pode (e nem deve) assumir o papel de social media.

É claro que existem diversas circunstâncias onde você pode se ver nesse lugar e precisar assumir essa responsabilidade, principalmente se você está iniciando agora. Mesmo assim, a sua mentalidade deve estar focada em gerenciar seu negócio da melhor forma possível, e se planejar para ter seu próprio social media.

Por que isso é tão importante, Clarinha? Simples, minha deusa: a produção de conteúdo é uma parte fundamental do nosso negócio e impacta diretamente em nossas vendas. Mas deixar toda a responsabilidade de uma empresa, juntamente com a produção de conteúdo, sobre uma só pessoa, é insustentável a longo prazo.


Portanto, estabeleça suas prioridades. Você precisa oferecer um conteúdo de qualidade aos seus clientes, que conecte aquilo que você comunica com suas vendas e o que deseja passar ao seu público. Isso é um fato.

 

Porém, isso precisa ser feito de forma inteligente e estratégica para que seu tempo e sua energia não sejam desperdiçados. Não é sobre produzir uma quantidade enorme de conteúdos e estar integralmente presente em todas as redes, mas ser intencional no seu conteúdo e na sua presença digital.

“Quais as melhores redes sociais para o meu negócio?”

Partindo do princípio da exposição, o ideal é que você construa sua marca com um posicionamento OMNI. Ou seja, se faça presente em múltiplos canais.

Isso porque as pessoas que estão presentes em cada rede social possuem um objetivo e precisam ser alcançadas a partir de abordagens e conteúdos diferentes para que o alcance seja realmente efetivo.

 

A melhor estratégia para definir quais são as redes sociais onde você priorizará sua presença e seus conteúdos é entendendo profundamente o seu nicho e o comportamento do seu público, além de quais são seus pontos mais fortes.


Por exemplo: eu sei que sou excelente na comunicação verbal. Eu gosto de falar, me comunico muito bem assim e consigo me conectar com a minha audiência de forma extraordinária. Sabendo disso, monto minhas principais estratégias baseadas nessa forma de comunicação e de como atingirei o público que será alcançado por ela.

Se você sabe que seu ponto forte é a escrita, priorize as redes que favorecem essa forma de comunicação. Se é através de fotos ou imagens, mesma coisa. O importante é ser sempre intencional e distribuir os conteúdos de acordo com as melhores redes e público-alvo.

Por isso, minha rainha, conheça intimamente o público que você deseja atingir, assim como entenda com clareza qual a identidade da sua marca e como são as melhores formas de se expressar à sua audiência. Isso fará toda a diferença no alcance do seu conteúdo e evitará que você desperdice tempo, energia e talento. 

Distribuindo conteúdo

Quanto mais canais de comunicação você estiver presente, melhor. A estratégia OMNIchannel nada mais é do que se fazer visível em diferentes plataformas. 

Isso ajuda a se tornar conhecida pelo seu público, aumenta a conexão e identificação com clientes e possíveis clientes e contribui para a construção da autoridade de sua marca.

Não é uma tarefa fácil produzir conteúdo para diferentes tipos de canais, mas sabermos como priorizar aquelas onde nossa comunicação é favorecida e nosso público consegue se conectar em maior intensidade com nosso negócio, é uma excelente forma de refinamento.

 

Mantenha em mente que não é a respeito da quantidade de conteúdo que você produz, minha deusa. Postar todos os dias em todas as redes sociais não é o que trará sucesso e reconhecimento ao seu negócio, não se desgaste em prol disso.

Ao contrário, organize sua rotina e estabeleça suas prioridades para fornecer um conteúdo que conecta e que vende – expressando sua identidade de marca, sendo intencional na sua comunicação e expondo seu excelente trabalho de maneira inteligente.

 

Assim, seus melhores clientes terão a oportunidade de se conectar com você e com seu negócio e elevará seu negócio a um novo nível. O poder do OMNIchannel está na estratégia e na genuinidade, não na quantidade excessiva.

Um cheiro,

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