Blog

Como alavancar sua carreira criando suas próprias oportunidades

Quando pensamos em alavancar a carreira, geralmente pensamos em estratégias mirabolantes ou até acreditamos que isso não é possível de ser aplicado em nossa realidade.

A verdade é que nossa visão pauta muito a forma como caminhamos e a velocidade dos nossos passos. Diversas vezes olhei para minha vida e me enxergava distante do lugar onde eu desejava estar, mas minha visão sempre foi meu combustível.

Pensando nisso, hoje gostaria de falar um pouco sobre esse poder que carregamos e que pode influenciar diretamente nosso negócio: a decisão de agir conforme nossa visão.

Em toda a minha história com Ed, sempre tivemos uma mentalidade que nos direcionava rumo aos nossos sonhos. Eu me considerava uma pessoa visionária desde criança, mesmo que minha realidade fosse muito distante.

Eu me lembro de sonhar sempre alto. Não importava se meu almoço e jantar naquele dia era macarrão e mortadela, eu tinha inúmeros pensamentos de “hoje minha realidade é essa, mas vai chegar um dia onde eu vou comer em um restaurante chique sem nem precisar olhar a conta”.

Qual a sua visão, minha deusa? Como é sua vida ideal? Pelo que o seu coração pulsa e por quais sonhos você se move?

Todas essas questões são muito importantes em nossa trajetória profissional, afinal, para a maioria de nós, é o nosso trabalho que viabiliza nossas realizações.

Eu não estou dizendo que todas as pessoas precisam sonhar alto e ter uma visão no mesmo padrão que o meu. Isso é muito pessoal, rainha, e a visão de cada um é diferente.

Não há problema nenhum se você não sonha com artigos de luxo, casa na praia ou viajar pelo mundo. Cada pessoa nutre os próprios sonhos de acordo com o que existe dentro delas, e isso também é precioso.

No entanto, seja qual for sua visão e sua motivação – desde proporcionar uma vida confortável para a família até obter os mais variados bens materiais – você a tem por algum motivo.

E se você tem visão, minha rainha, você tem uma razão para caminhar. É muito diferente quando temos a consciência de que o suor de nosso trabalho está produzindo frutos que nos impulsionam em direção à nossa visão.

Infelizmente existem milhares de pessoas completamente insatisfeitas com os seus trabalhos – e veja bem, aqui não estou dizendo que trabalhar é sempre prazeroso ou sem dificuldades – porque não enxergam o propósito daquilo que estão servindo e nem estão alinhadas com sua visão.

A partir do momento em que você ousa deixar sua zona de conforto e se posiciona de acordo com a visão que você tem, as coisas começam a se movimentar e fluir de uma nova maneira em sua vida.

É claro que isso não significa mágica ou qualquer coisa desse tipo, mas veja bem: dependendo do lugar onde você mora, uma mudança de cidade ou estado pode te conectar a pessoas ou te expor a oportunidades que você não teria se permanecesse nesse lugar.

Esse é o poder do posicionamento, minha rainha: quando tomamos decisões baseadas naquilo que queremos conquistar e estamos alinhadas com nosso propósito, as coisas mudam.

Eu e Ed, por exemplo, tomamos a decisão de nos mudar para São Paulo – mesmo com todas as dificuldades e nadando contra a maré – porque sabíamos que a nossa posição iria ter alguma consequência.

Estando em São Paulo, tivemos oportunidades de crescimento que não teríamos se tivéssemos ouvido nossas inseguranças, a opinião alheia ou olhado apenas para nossa situação financeira.

Foi lá que trabalhamos com um imenso volume. Eu acordava 5h da manhã todos os dias para fazer lives e servir meu bonde com meu conhecimento. Também foi lá que conquistamos nossos primeiros 10 mil reais e entramos pela primeira vez em um Outback. 

Pode parecer pouco ou muito, rainha, dependendo da sua realidade. Mas para nós foi uma conquista muito marcante e uma realização que nós temos consciência que aconteceu com o auxílio do nosso posicionamento.

Desde então, experimentamos cada vez mais o poder de nos colocar em ambientes e situações que possam nos conectar ou nos impulsionar em direção à visão que nutrimos dentro de nós.

Minha deusa, eu não sei qual é a sua realidade hoje e nem qual o tamanho da sua visão, mas a verdade é que precisamos ser estratégicas para alcançá-la.

Seja intencional em todas as áreas da sua vida, rainha. Selecione a dedo as pessoas que possuem acesso à você, seu tempo e energia – isso vai desde relacionamentos próximos até seus clientes. Escolha as mesas em que se senta com sabedoria, principalmente seus mentores que te guiarão nesse caminho.

Seja estratégica ao escolher sua localização, sua área de atuação, seu nicho. Tudo isso impacta diretamente em sua realidade e na velocidade dos seus passos em direção aos lugares que você deseja chegar.

Além disso, seu posicionamento como líder e sua também são meios fundamentais de garantir que você esteja indo na direção correta. A forma é o que irá definir quais clientes serão atraídos até você e, consequentemente, o rumo do seu negócio.

Independente de como é o seu trabalho ou do lugar geográfico que você encontra hoje, deusa, faça um exercício de visão e liste seus sonhos, estabelecendo com clareza o lugar onde deseja chegar, quais são seus objetivos e ambições.

Tudo isso é nobre, minha rainha. No fim das contas, será sua ousadia em perseguir sua visão que te levará a se posicionar nos lugares certos e da forma correta – em todas as áreas da sua vida – e fará com que o restante das coisas comece a fluir.

Você já ouviu aquele ditado de “para quem não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve”? Pois bem, Crixtina. Não deixe isso ser aplicado em sua vida. Mapeie sua visão e então se posicione de acordo com ela.

Adote uma postura de líder, peite o seu preço, lidere seu bonde com maestria e paixão. Se movimente, rainha. Seja uma mudança mais simples como uma nova identidade visual para o seu negócio ou uma mudança de estado, alinhe sua visão com o seu posicionamento.

Então, você perceberá que sempre houve uma razão para que essas coisas estivessem em seu coração. Você não estará imune do suor e das lágrimas, mas estará cada vez mais longe de viver uma vida inerte e sem significado.

Um cheiro,

Mais postagens como essa...