Blog

Como ser uma empreendedora de sucesso

Falando como alguém que se formou em nutrição, já trabalhou como professora de aulas particulares para adolescentes, vendeu empadas, ensinou mulheres a fazerem doces para empreenderem, entre tantas outras ocupações, descobri algumas chaves sobre como ser uma empreendedora de sucesso. 

Geralmente, pessoas que possuem o empreendedorismo correndo em suas veias possuem algumas coisas em comum (ou que precisam ser alimentadas e lapidadas) a respeito de maneiras de enxergar as situações ou tomar decisões.

Eu, por exemplo, desde nova já buscava soluções. Esse é um dos DNAs que sinto que está em mim há muito tempo: mesmo antes de saber com exatidão o que era empreender e todas as coisas que isso demandava, já tinha o olhar de encontrar soluções e apresentá-las às pessoas.

Nesse vídeo falo um pouco a respeito desse DNA empreendedor e de três características específicas que devemos cultivar para caminhar em direção ao nosso sucesso profissional, seja qual for nosso ramo ou nicho. 

Hoje em dia, tenho uma empresa de educação online que atua em diversos países ao redor do mundo e já transformou a vida de milhares de mulheres. Esse é o resultado que colhi após anos de experiência, bagagem, decisões e riscos tomados. 

Além disso, também é o fruto de muitas características que foram forjadas e refinadas ao longo do tempo – com esforço, dedicação e visão. O que eu quero dizer com isso, minha deusa, é que ninguém nasce completamente pronta ou preparada para ser uma empreendedora de sucesso.

Mesmo que eu diga que essas características podem se manifestar desde muito jovem como foi comigo, a verdade é que todos nós possuímos virtudes que precisam ser refinadas com o passar do tempo para que possam gerar bons resultados.

Com o empreendedorismo não é diferente. Empreender é fornecer soluções inovadoras para problemas que existem – ou seja, trazer novas formas e olhares para resolver ou suprir algum tipo de necessidade dos consumidores.

É pensando nessa definição que trago meu primeiro ponto a respeito de como ser uma empreendedora de sucesso, que diz muito mais a respeito de uma forma de lidar com as situações do que um simples CNPJ:

Tenha paixão por soluções

Aqueles que se deparam com um problema e se acomodam, geralmente têm dificuldades em estabelecer o papel de protagonismo na própria história. 

Ceder ao vitimismo, deixar as situações seguirem um “curso natural” ou se manter em uma posição confortável diante de um problema são atitudes que não devem fazer parte da vida de uma líder que busca ser bem sucedida em seu negócio.

Se você deseja saber como ser uma empreendedora de sucesso, treine seu olhar para encontrar soluções, mas não apenas isso: execute, minha deusa. Seja realmente apaixonada por trazer essas respostas inovadoras e agir. 

Uma verdadeira empreendedora compreende que ficar lamentando diante das circunstâncias da vida não é suficiente. É ao buscar soluções e se movimentar que conseguimos romper para elevar o nível e ir em direção à vida que sonhamos.

Tenha disposição para servir

Se desejamos ter uma vida cheia de propósito e significado, precisamos cultivar o princípio do serviço. Não falamos aqui sobre algum serviço específico, mas sobre um estilo de vida.

Independente do seu nicho ou daquilo em que você trabalha, minha deusa, um coração disposto a servir é fundamental para liderar um negócio de sucesso. 

Não importa as ferramentas que utilizaremos, rainha. O importante é ter a consciência de que estamos vivas nesse momento para crescermos e transbordarmos sobre a vida das pessoas ao nosso redor.

Ter disposição para servir é sobre entender que o que você possui – todos os seus dons, talentos e conhecimento – tem o propósito de acrescentar sobre quem te cerca.

Na prática, isso pode ser traduzido como produção de conteúdo, por exemplo. Mesmo que você não tenha o maior engajamento do mundo nem um elevado número de seguidores, se o seu objetivo é servir pessoas, isso não te para nem te desestimula. 

Aquelas que possuem essa disposição em servir e o fazem de forma genuína, colhem frutos poderosos desse serviço: construção de autoridade, conexão com o público, entre outros.

Uma verdadeira empreendedora trabalha para servir diariamente – com seu tempo, sua energia, seus dons – aos outros e a si mesma. Entende aquilo que carrega e está disposta a nutrir e transbordar em tudo que faz.

Se apodere do comportamento de rio, não de represa, minha rainha. Seja aquela que não guarda para si aquilo que possui (independente da quantidade) mas se permita fluir livremente e levar isso por onde você passar.

Ame a liberdade

Uma empreendedora precisa ser desapegada – do que não lhe serve, não funciona, não lhe agrada, não se conecta com quem ela é – por entender que não existe progresso sem movimento, e movimento demanda desapego do que já passou.

Liberdade financeira, geográfica, de tempo… todos esses fatores são fundamentais para uma líder que deseja ser livre para viver a vida da maneira que deseja, não de acordo com o que é esperado dela.

Um dos princípios de empreendedores de sucesso é a autenticidade e ela tem tudo a ver com a liberdade de poder ser quem é, expressar seus valores e organizar sua jornada de trabalho de acordo com as prioridades que são válidas para sua vida.

Existem rainhas que não abrem mão do tempo com a família, outras desejam poder trabalhar de qualquer lugar do mundo e outras ainda almejam uma vida em que podem usufruir de experiências e bens materiais – todas essas liberdades são nobres e precisam ter o seu espaço.

Se você deseja saber como ser uma empreendedora de sucesso precisa entender que não existe passo a passo pré-estabelecido, mas existem algumas características que podem ser trabalhadas para te auxiliar ao longo da jornada.

Assim como qualquer decisão, empreender tem suas dificuldades e precisa de determinados esforços. Por isso, minha rainha, te incentivo a pensar nesse DNA e trabalhar intencionalmente para que eles sejam alinhados em você e no seu negócio.

 

Uma empreendedora de sucesso, é, antes de tudo, uma mulher que sabe quem é, sabe onde quer chegar e não mede esforços para servir o próximo com o melhor que existe nela.


Priorizando as coisas certas e sendo intencional em sua forma de liderar, você assumirá uma postura que atrairá os clientes certos e que terão um imenso prazer em serem servidos por você e pagar por isso.

Os frutos vêm, minha deusa. Saiba plantá-los com perseverança.

Um cheiro,
Clara do Vale.

@bemclara

Mais postagens como essa...