Blog

O poder das mudanças para o seu negócio

Estimular o movimento em nossa vida é muito benéfico em diversos sentidos, minha rainha. Isso porque é através do movimento que as coisas acontecem, o que reflete em diversas áreas da vida, inclusive quando falamos em mudanças para o seu negócio.

Tenho pensado muito a respeito do quanto a inércia é prejudicial ultimamente. Não existe nada pior do que nos sentirmos presos, estagnados – mesmo que corramos o risco de errar quando nos movemos.

Nesse piloto do Podcast Café Premium, eu e Ed conversamos a respeito das mudanças que já provocamos em nossas vidas e de como elas impactaram diretamente nossa trajetória pessoal e profissional.

O hábito das mudanças

As mudanças sempre estiveram presentes em nossa vida, principalmente depois que nos conhecemos. As coisas aconteceram rápido, de certa forma, entre nós, e logo que nos casamos nos mudamos para uma cidade próxima de nossa cidade de origem.

Ed trabalhava CLT e eu me lembro de nós mesmos pintarmos a nossa cozinha de laranja – na casa onde moraríamos praticamente dois meses. Comecei o processo de convencer Ed que precisávamos nos mudar para um lugar mais perto do trabalho dele, que era na Zona Sul, porque ele gastava muito tempo de locomoção.

Como recém-casada, não suportava a ideia do meu marido gastar 4 horas todos os dias para ir e voltar do trabalho. O valor do aluguel da casa que queria convencer Ed a mudar era 4 vezes mais alto, mas utilizei meu poder de persuasão para que ele entendesse o quanto valia a pena.

Não era apenas a localização, minha deusa. Eu tinha a ambição de morar em um lugar melhor, com uma rua asfaltada, perto do shopping e de outros lugares que nos proporcionariam boas experiências. Era um investimento.

 

As coisas mudam quando nós mudamos

Ed viu sentido, nos mudamos e começamos a perceber que nossa postura também mudou. Estar morando na Zona Sul e investindo alto em um aluguel, parecia nos dar uma sensação de que estávamos usufruindo muito melhor do nosso dinheiro.

Além disso, a percepção das pessoas ao nosso redor também mudavam. Quando trabalhamos nossa percepção, principalmente com Personal Branding, as pessoas começam a nos notar e dar mais oportunidades.

Ed, por exemplo, começou a receber muitas propostas e refinou seu networking porque tinha mais tempo disponível e também estava melhor localizado. Isso influenciava tanto na hora de convidarmos pessoas à nossa casa quanto nas horas trabalhadas.

 

Existe um grande poder quando nos colocamos geograficamente disponíveis, minha deusa: começamos a atrair coisas alinhadas com o nosso posicionamento.

 

É muito importante que você se coloque em ambientes, esteja perto de pessoas que te possibilitem desfrutar e extrair tesouros dali. Não confunda com ser interesseira, Crixtina. A ambientação diz respeito a ser estratégica e madura na hora de escolher o que existe ao seu redor.

Tudo isso impacta diretamente a forma como você é percebida, as conexões que fará, e as diferentes oportunidades às quais estará exposta.

 

Assim como a mesa que você se senta influencia intimamente sua trajetória, seu ambiente também.  


Obviamente todos temos pontos de partida diferentes, minha rainha. Algumas pessoas terão mais facilidades para abrir essas portas e se posicionar em lugares mais favoráveis do que outros como eu e Ed, que viemos de um lugar mais escasso.

A vida é assim. O que nos resta é fazermos o melhor que temos de acordo com nossas possibilidades, e correr a corrida que nos é proposta. No fim, de nada adianta ficar amargurada pensando nas facilidades da pessoa ao lado, foque no seu avanço e aceite as coisas como são.

Sua visão precisa superar a opinião

Uma coisa que foi muito importante em nossas mudanças é o fato de nos mantermos firmes em nossa visão. Nossos pais, por exemplo, não enxergavam um motivo para nos mudarmos de nossa casa recém-reformada para pagar um aluguel 4 vezes maior, mas nós sabíamos. 

Precisamos filtrar as opiniões das pessoas para nos mantermos focados no lugar que desejamos chegar. Mesmo que nem todos concordassem com nossa decisão, nós sabíamos o que queríamos e estávamos dispostos a pagar o preço para chegar lá.

Correndo da inércia e do perfeccionismo

Grande parte dos nossos resultados vêm a partir do movimento. Se não tivéssemos dado aquele pequeno passo de coragem lá atrás, talvez não estaríamos aqui hoje. É por isso que as mudanças são tão poderosas.

Pode ser que você seja alguém com medo de mudanças, rainha, isso é comum. Mas vou te entregar um ouro: o oposto do sucesso não é o fracasso; o oposto do sucesso é a inércia.

 

Muitas rainhas perdem grandes oportunidades porque têm medo de arriscar e falhar, mas a verdade é que se você não se arrisca, já está perdendo – porque viver uma vida parada e mediana, é perder.


Não utilizar todo o seu potencial, viver dentro da zona de conforto e esconder seus talentos é uma ótima forma de desperdiçar sua vida. Errar é bom, deusa. Porque os erros são oportunidades de crescimento, amadurecimento, aprendizado.

E o que você aprende dentro da zona de conforto, Crixtina? É apenas quando arriscamos, estimulamos o movimento em nossa vida, que as coisas começam a fluir e acontecer. Independente do desfecho, tudo que acontece ao redor do seu movimento te auxilia a caminhar, e consequentemente, chegar a algum lugar.

Eu sempre prezei pelas mudanças e elas sempre permearam minha vida. Mesmo quando eu tinha que me esforçar o triplo que os colegas ao lado, mesmo na hora de mudar de profissão, mesmo mudando de estado com meu marido… não importa: cada uma delas teve um papel fundamental na minha vida e me fez aprender coisas valiosas que eu não aprenderia de nenhuma outra forma.

Nenhuma de nossas histórias é imaculada, rainha. Todos cometemos erros, todos nos frustramos em algum momento ou, lá no fundo, desejamos permanecer em uma posição ou lugar só porque é mais confortável. Mas isso não pode nos impedir de buscar o movimento e o avanço.

 

Seja qual for a área da sua vida em que você precisa sair da inércia, eu te convido a abraçar o poder das mudanças e definir o medo de viver uma vida medíocre e parada, como seu maior medo.


Abandone a crença de que errar é completamente ruim e deixe com que a coragem e ousadia para arriscar cresça dentro de você, minha rainha. Os lugares que você se posiciona e os riscos que toma durante a vida levam a sua caminhada para um novo nível.

Se movimente, deusa. Corra, se for possível. Faça o que for preciso, sem comparar seu ponto de partida, sem ouvir opiniões alheias, mas mantendo o foco na visão poderosa que pulsa dentro de você. Ela está aí por um motivo – você vai atrás dela ou vai permanecer onde está?

Um cheiro,
Clara do Vale.

@bemclara

Mais postagens como essa...