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Utilizando narrativas para vender Alto Ticket

Narrativas são pontos de virada para o seu negócio, minha rainha. Isso porque elas permitem com que seu público seja ativado em um nível mais profundo ao gerar uma conexão – é nesse ponto em que utilizamos narrativas para vender Alto Ticket.

Quando partimos do princípio que a venda é um processo tão emocional quanto racional, nos deparamos com a importância de estabelecer formas de comunicação que envolvem nossos clientes além da esfera lógica. 

Nessa CEOClass, falo sobre como utilizar narrativas para vender Alto Ticket, assim como todos os conceitos que envolvem esse tipo de estratégia na construção do universo de Marca. Aliás, no meu canal no YouTube você encontra muitos outros ouros além desse.

Esse tema é pouco falado e é extremamente precioso. Se você parar para pensar, minha rainha, muitos consomem de marcas ou pessoas e nem entendem o motivo: só sabem que estavam tão envolvidos que quiseram passar o cartão. 

Parece mágica? Pois bem, te conto um dos segredos.

O mito do conteúdo de “valor”


É comum ouvirmos por aí que as pessoas desejam consumir conteúdo de valor – aquele conteúdo embasado, bom, útil. Isso é realmente verdade, deusa, mas não é tudo. Na verdade, um bom conteúdo é o mínimo que uma líder excelente precisa oferecer.

O que muitos classificam como “conteúdo de valor”, na verdade, são informações que podemos encontrar no Google e não funcionam na hora de fazer um cliente comprar de você.

Precisamos de uma conexão verdadeira, que pode (e deve) ser construída através da nossa comunicação, para que os consumidores do nosso conteúdo verdadeiramente se tornem nossos clientes: as pessoas não chegam prontas, chegam dispostas.

 

É de você, minha rainha, que surge o estímulo para que essas pessoas se coloquem como aptas a pagarem alto pelo seu trabalho – utilizando seu posicionamento, seu universo de marca, suas narrativas.


No entanto, produzir um conteúdo que reflita isso também é necessário. Nós só conseguimos nos tornar boas naquilo que praticamos, então é natural que você precise investir em volume e em qualidade para crescer seu negócio.

Mesmo assim, não esqueça que você não é um @ no Instagram. Você é uma Marca, minha deusa. O Instagram é apenas uma ferramenta que você utiliza para se conectar e atrair os clientes que deseja, assim como outras plataformas que utilizamos.

Quando focamos apenas em um fator ou não nos recordamos de que somos líderes de uma empresa – que vai muito além das ferramentas que utilizamos – tendemos a negligenciar outros aspectos e gastar energia de forma desnecessária.

Jogando o jogo da personalidade


Se você sai do jogo do “conteúdo de valor” e passa a expressar sua personalidade em tudo que produz, você começa a se colocar em um mercado com um tipo de concorrência completamente diferente.

Isso porque DNA não se compara nem se replica. A sua audiência se conecta primeiro com você antes de se conectar com seu negócio, então aquilo que você produz precisa refletir diretamente quem você é.

 

Usar de narrativas para vender Alto Ticket e atrair os clientes certos para sua marca é uma estratégia poderosa justamente por fazer com que as pessoas enxerguem que por trás daquele conteúdo rico, existe uma líder cheia de valor.


Aqueles que irão comprar de você e apreciarem seu trabalho irão fazer isso por enxergar a sua expressão genuína em tudo que faz, isso te diferencia em um nível que não pode ser mensurado e eleva o seu negócio a um novo patamar.

O conceito das narrativas


A narrativa nada mais é do que a potência de contação de histórias, minha rainha. É compartilhar, com propósito, uma sequência de fatos com sua audiência.

Quando utilizamos essa ferramenta, ativamos dois fatores na mente do público: identificação e aspiração. Ambos estão diretamente ligados ao processo da venda e trabalham muito a esfera emocional.

A identificação é o que faz com que as pessoas se enxerguem uma nas outras, por vivências, sentimentos ou percepções parecidas. Isso as conecta em um nível profundo e cria uma sensação de proximidade e afeição.

Mesmo assim, muitas vezes apenas a identificação não é suficiente para que uma venda aconteça, então entramos no próximo elemento: a aspiração, que é o que estabelece ao seu público o desejo e o anseio. 

Seus clientes sabem que seu produto ou seu serviço é incrível, mas há muito mais chances deles desejarem passar o cartão porque se conectam e admiram quem está liderando isso tudo.

 

Ou seja, você é a grande potência, minha deusa. O seu negócio precisa que você utilize suas vivências e suas experiências para construir narrativas que vendem Alto Ticket porque irão conectar poderosamente os seus clientes com você.


Ao nos expressarmos através de narrativas, os nossos clientes passam a se enxergar em nosso universo, e isso é extremamente valioso – quando um cliente se sente parte de algo, seu movimento natural será acompanhar com suas ações: comprando, indicando, recomendando.

Se você conhece um pouquinho da minha história ou me acompanha no Instagram, deve ter me ouvido contar sobre a minha época de recém-formada onde eu trabalhei por dois meses no interior do Sertão ensinando mulheres a fazerem doces para empreenderem.

Essa é uma das histórias inesquecíveis que utilizo em minha Marca, porque muitas mulheres se identificam comigo nesse nível por vários motivos, além de criar a oportunidade de mostrar frutos do meu trabalho que marcam a memória das pessoas. Isso é nobre.

Seja intencional com aquilo que você compartilha, minha rainha. Utilizar de narrativas para vender Alto Ticket é valorizar sua história e sua comunicação de forma com que o seu público enxergue isso em você.


Não perca tempo focando em produzir uma infinidade de conteúdos técnicos enquanto você possui uma bagagem extraordinária que serviria como ouro à sua audiência, minha deusa. 

Experimente exercitar suas narrativas e seu posicionamento de uma forma estratégica, com o propósito de te aproximar dos seus clientes e servi-los com lições preciosas que só são encontradas em meio às nossas vivências.

Então, a partir da sua postura de honra à sua história e expressão de uma verdadeira líder, seus produtos Alto Ticket serão algo que as pessoas desejarão ter, por uma razão simples: elas finalmente se conectaram com a fonte do negócio – você.

Um cheiro,
Clara do Vale.

@bemclara

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