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Método HEPA: aprenda a definir seu nicho

O início de um negócio ou de uma trajetória profissional – seja você uma rainha que trabalha na mesma área há anos ou está em progressão de carreira – pode ser cheio de dúvidas e de confusão, isso é perfeitamente normal. 

Além disso, ao falarmos de nicho, não falamos de algo estático ou imutável. Não fique presa na crença de que precisa estar 100% convicta de que aquele é seu nicho, logo, precisa mantê-lo pelo resto da vida.

Nada é completamente estável, Crixtina. Ao longo de nossa jornada muitas coisas mudam, por isso precisamos estar em constante movimento para obtermos as respostas que desejamos. A clareza vem depois do movimento.

É exatamente o dinamismo que faz com que as coisas fluam em nosso negócio. Talvez você comece a definir alguns focos apenas para iniciar e vá mudando e ajustando ao longo da jornada, isso faz parte do jogo. Não se apegue.

 

Configure o que você precisa para o seu ponto de partida e comece. Não se renda às desculpas e evite procrastinar. O método HEPA existe para simplificar seu início e viabilizar seu progresso.


Quando falamos de nicho, falamos de algo que é tão dinâmico, que consequentemente necessita ser maturado. Precisamos aprender a dar tempo ao tempo e priorizar a execução em vez da perfeição.

Minha dica para você é: não tenha pressa, minha rainha. Definir seu nicho é muito importante para a estruturação do seu negócio e para atrair os clientes que você deseja, mas não existe fórmula mágica que faça esse processo acontecer de forma eficiente da noite para o dia.

Sendo assim, mais importante do que ter clareza completa de quem constitui o seu bonde, é começar a definir prioridades que te permitam agir, porque é a partir da execução que as demais coisas começarão a se alinhar.

Esse DNA que compartilharei com você é o que utilizo para me direcionar nas minhas ações, projetos, produtos, lançamentos e tudo que envolve meu universo de Marca. 

Lembrando que método não se cria, se percebe, minha rainha. O método HEPA foi uma junção de percepções minhas que fui ajustando ao longo do tempo e aplicando no meu negócio e nas minhas mentorias.

 


Método HEPA: H de Habilidosa


O ponto de partida para o seu negócio, seja ele qual for, é sua habilidade. A fonte, minha deusa, é da onde todas as outras coisas irão surgir: seu posicionamento na internet, sua produção de conteúdo, universo de Marca, esteira de produtos… tudo.

Se você deseja ser uma líder, precisa enxergar sua habilidade em resolver algum tipo de problema. Afinal, é isso que seus clientes buscam – independente do nicho: ter seus problemas solucionados por você.

 

Encontrar as coisas em que você tem habilidade de solucionar é o primeiro passo para começar a definir qual o seu bonde e quem você irá servir. 


Todas estamos aqui para servir, certo? O grande segredo do sucesso do seu negócio não está apenas em servir aquilo que você gosta, mas aquilo que você é boa.

Faça uma lista das suas habilidades, das coisas que você é ótima em resolver e então comece a ser racional em alinhar seu negócio com essa lista. Seus clientes estão esperando uma líder habilidosa para servi-los com excelência.

Método HEPA: E de Experiência


Existe uma grande chance de você ser boa naquilo que possui experiência e conhecimento, minha rainha. A junção dessas duas coisas é uma estratégia muito poderosa para alinhar seu posicionamento com o público que você deseja atrair.

Quando iniciei minha trajetória na internet, por exemplo, sabia que eu era muito boa em ensinar e acompanhar pessoas, e que tinha experiência com o lado comportamental da alimentação atendendo minhas pacientes.

Então juntei todas essas coisas e percebi que seria uma boa estratégia começar acompanhando e auxiliando mulheres no processo de emagrecimento. Simples assim, defini meu primeiro nicho.

Aquilo que você possui conhecimento e expertise é um terreno fértil para você iniciar sua frutificação, minha rainha.

Método HEPA: P de Pessoas


Por que as pessoas te procuram, deusa? O que as pessoas enxergam em você que as fazem ir até você em busca de uma solução?

As pessoas que chegam até você e seu negócio, buscam algo. Aquilo que está sendo procurado pelos seus clientes em você, revela muito a respeito da sua demanda, minha rainha.

Buscar compreender as pessoas e encontrar a sua demanda muda o seu jogo, porque é nesse ponto que você descobre como fornecer e servir de forma excelente aquilo que está sendo desejado pelos seus clientes.

Conheça bem o seu público, preste atenção naquilo que eles anseiam quando chegam até você, e então os surpreenda com a solução dos seus problemas de uma forma única – uma experiência que só você pode proporcionar.

Método HEPA: A de Apaixonada


A última sigla desse método é o que valida todas as outras: depois de todos esses passos até aqui, você sente que é apaixonada pelo que serve?

Não espere trabalhar insatisfeita por muitos anos para então perceber que está em uma posição onde não gosta do que faz, minha deusa. Muitas mulheres caem no engano de fazer apenas o que acreditam estar em alta no momento, e nem se dão o trabalho de questionarem como se sentem em relação àquilo.

Essa estratégia de “fazer o que dá dinheiro” sem nem considerar o que gosta pode até trazer resultados por algum tempo, mas é insustentável a longo prazo. Porque não conseguimos servir genuinamente nossos clientes se o fazemos da forma errada ou com as motivações erradas.

Ganhar dinheiro é um motivo nobre, sempre baterei nessa tecla. Mas tentar construir um império sem se agradar do que faz é como construir um castelo na areia. Uma hora ou outra, cai.

Isso não significa fazer apenas o que amamos, isso é imaturidade. Estamos falando de negócios aqui, então o que realmente importa é amarmos o que fazemos – isso pode vir como algo natural, mas também pode ser uma decisão.


Por isso, minha rainha, ao definir seu nicho e começar (ou reestruturar) seu negócio, não deixe de levar em consideração todos esses fatores. 


No fim das contas, uma líder que serve bem o seu bonde é uma líder que é excelente no que faz, possui bagagem, entende as necessidades dos seus clientes e gosta do que serve.

 

O princípio da clareza é apenas refinar nossa percepção. As coisas já existem, mas na hora de definir o rumo de nosso negócio precisamos nomear, organizar e alinhar nossa percepção para servirmos nosso bonde com o melhor.


É isso que ensino e é isso que sirvo diariamente às minhas rainhas.

Um cheiro,
Clara do Vale.

@bemclara

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